Jogo Coreocartográfico: reflexões sobre autoria em dança na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.38200

Palavras-chave:

Arte, Dança, Jogo, Cartografia, Contemporaneidade

Resumo

Neste artigo serão encontrados dados oriundos da pesquisa de Mestrado que aborda o tema Autoria em Dança na Contemporaneidade. O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA (Observatório de Memória, Educação Gesto e Arte) e pertence à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano com apoio da bolsa de estudos da CAPES.

O estudo objetiva refletir sobre procedimentos e fenômenos dramatúrgicos coletivos de criação em dança. A metodologia cartográfica dá suporte ao trabalho e propõe a estratégia de um Jogo Coreocartográfico como investigação e análise de fazeres artísticos realizados por individuos e coletivos na contemporaneidade. As referências e abordagens teóricas que possibilitam vislumbrar estratégias existentes nos processos colaborativo de criação e as relações compreendidas entre obra, artistas e público são alguns dos resultados aqui discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sander Silveira Almeida, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Artes Visuais Licenciatura

Graduado em Dança Licenciatura

Mestre em Artes Visuais

Thiago Silva de Amorim Jesus, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas-UFPel/RS no Curso de Dança - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV. Doutor em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, com a tese "Corpo, ritual, Pelotas e o carnaval: uma análise dos desfiles de rua entre 2008 e 2013". Mestre pelo mesmo Programa, com pesquisa sobre a Linguagem do Corpo no Carnaval do Sul do Brasil (Bolsista CAPES-PROSUP). Pesquisador com formação de Licenciatura Plena em Dança e Especialização em Interdisciplinaridade e Linguagens, ambos pela Universidade de Cruz Alta-RS. É Coordenador do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK e do Projeto de Ensino LIFE-LAPIS-Dança. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). Foi docente do Curso de Especialização Lato Sensu em Artes na mesma universidade. Atuou como Professor Conteudista e Professor Pesquisador I e II no Centro de Educação à Distância (CEAD) no Curso de Licenciatura em Educação do Campo de 2011 a 2015. Atualmente, é Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB – UFPel). Diretor da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (gestão 2018-2020). Artista Popular e fundador da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras. Curador Artístico e Coordenador de Relações Internacionais do Encuentro Internacional de Folklore y Arte Popular América Unida (Uruguay). Revisor dos Periódicos Revista Subjetividades (UNIFOR), das Revistas CENA e Revista Brasileira de Estudos da Presença (UFRGS). Membro do Comitê Editorial da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança e da Ícone - Revista Brasileira de História da Arte; e Associate Editor da Mabini Review - Multidisciplinary Journal, publicado pela Polytechnic University of the Philippines. Membro filiado da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, Artes Populares e Folclore e atualmente investiga os seguintes temas: corpo, dança, carnaval, folclore de margem e poéticas populares na contemporaneidade.

Cláudio Tarouco de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal de Pelotas

biografia resumida: professor de Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Coordena o Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde - GPAES/CNPq. Pesquisa a produção de subjetividade em Félix Guattari relacionada à arte contemporânea transversalizada pela fotografia e dispositivos audiovisuais.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Almeida, A. S. S., Jesus, T. S. de A., & Azevedo, C. T. de. (2023). Jogo Coreocartográfico: reflexões sobre autoria em dança na contemporaneidade. Repertório, 1(39). https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.38200

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE