Teatroestendido e a revolta dos corpos em luta em “ESCORPIÃO”

Autores

  • Djalma Thürler Universidade Federal da Bahia
  • Duda Woyda Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.36914

Palavras-chave:

teatroestendido, teatro contemporâneo, teatro baiano, teoria queer, Escorpião

Resumo

O ensaio apresenta a noção de teatroestendido, elaborada a partir do espetáculo “Escorpião”, dirigido por Marcus Lobo, da ATeiê voadOR Teatro. Forjado na encruzilhada interdisciplinar, que envolve desde a teoria do teatro ocidental à teoria queer, esse dispositivo estético colabora para pensar no teatro como arte múltipla, potente ferramenta de reflexão sobre a contemporaneidade por reivindicar o espaço de aparecimento dos corpos queers (BUTLER, 2018), em um novo terreno de experimentação estética que subvertem modos de vida tido como naturais (SEGATO, 2018) e noções de verdade consagradas pela colonialidade por meio da politização do corpo como “instância revolucionária” (PAMEIRO, 2017). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djalma Thürler, Universidade Federal da Bahia

Membro do GT Arte y Política da CLACSO e especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona (ES). Investigador Pleno do do CULT - Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA, e Investigador Colaborador do ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico e dramaturgo da ATeliê voadOR Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Associado II do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia.  É Coordenador do NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Cultura e Sexualidade (UFBA) e atual Coordenador Adjunto Acadêmico da Câmara II - Sociais e Humanidades, da Área Interdisciplinar da CAPES.

Duda Woyda, Universidade Federal da Bahia

Duda Woyda é doutorando do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Thürler, D., & Woyda, D. (2021). Teatroestendido e a revolta dos corpos em luta em “ESCORPIÃO”. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.36914

Edição

Seção

EM FOCO