Sistema háptico, autorregulação e movimento

Auteurs

  • Marcelo De Souza Muniz

DOI :

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.28326

Résumé

Resumo

Um dos grandes desafios nos processos somáticos, tanto terapêuticos quanto educacionais, é conseguir mudar os padrões automatizados de hábitos, postura, coordenação e percepção. Uso aqui um modelo desenvolvido por Hubert Godard para entender a neurofisiologia e a fenomenologia da relação humana com a gravidade, a emoção, o espaço e a alteridade. Busco, por meio deste modelo, demonstrar como o sistema háptico, a gravidade e a orientação espacial podem influir nesse processo, facilitando o alcance de novas possibilidades no campo atitudinal através da expressividade e da impressividade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo De Souza Muniz

Marcelo Muniz é cocriador, juntamente com a psicóloga Sonia Gomes, do Método Somaembodiment, abordagem para a resolução do trauma emocional. Desde 2011, ensina o Somaembodiment no Brasil, Suíça, Áustria, Alemanha, França, Portugal, Dinamarca e África do Sul. Como professor de Rolf Movimento e terapeuta de Experiência Somática, traz para o tratamento do trauma elementos fundamentais na relação com o campo gravitacional e com o espaço, para alcançar respostas adequadas e estabilidade ao sistema nervoso autônomo. Atualmente, desenvolve o Haptic Gamma Embodiment, abordagem para educadores e terapeutas que trabalham com autorregulação somática. Nesse trabalho, explora as relações do ser humano com o campo de gravidade e sua relação com o espaço e o tempo, de modo objetivo e subjetivo. Utiliza o toque e o movimento para desenvolver e melhorar a dinâmica entre impressividade e expressividade, bem como promover novas respostas emocionais no tempo presente através de melhor qualidade de embodiment e mudança na percepção de si e do outro.

Téléchargements

Publiée

2018-12-26

Comment citer

Muniz, M. D. S. (2018). Sistema háptico, autorregulação e movimento. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.28326

Numéro

Rubrique

EM FOCO