A Desaceleração e suas potencialidades criativas no treinamento contemplativo do artista da cena

Autores

  • Vanja Poty Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26588

Palavras-chave:

Treinamento, Meditação, Educação Somática, Processo Criativo

Resumo

O artigo contempla as especificidades do exercício de Desaceleração como parte das investigações em andamento do Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista. A vivência organiza-se a partir das influências das práticas da Cia Club Noir, do budismo Shambhala e do Método Abramović. Neste sentido, o ator/performer se aproxima do “estado de trabalho” em seu treinamento por meio do aprimoramento psicofísico e do ambiente na tentativa de recriar a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanja Poty, Universidade do Estado do Amazonas

Professora de interpretação, performance e crítica teatral do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, doutora em Artes da Cena (IA/UNICAMP) e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP . É ainda licenciada em Artes Cênicas pela UNESP/SP e atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma. Em 2007, foi bolsista em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Autora de A Cena e o Sonho: Poéticas Rituais de Criação na Obra do Odin Teatret (2015).

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Poty, V. (2019). A Desaceleração e suas potencialidades criativas no treinamento contemplativo do artista da cena. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26588

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE