Obscena em cena: gestualidade, gênero, sexualidade e transprogramação na performance "Maminha"

Auteurs

  • Ivana Chastinet (in memoriam)
  • Marcelo Sousa Brito (org.)

DOI :

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26411

Mots-clés :

performance, maminha, gestos obscenos,

Résumé

Ivana Chastinet faleceu no dia 8 de agosto de 2017 em decorrência de uma metástase causada por um câncer que começou nos seios e quase percorreu todo o seu corpo. O corpo foi a base de seus trabalhos criativos e seu próprio objeto de pesquisa. O câncer que lhe tirou a vida foi estímulo para ela continuar resistindo em finalizar sua pesquisa de Mestrado, intitulada “Obscena em cena: gestualidade, gênero, sexualidade e transprogramação na performance ‘Maminha’”, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Professora Doutora Suzana Martins e com bolsa de estudos da Capes.

 

Mas, quis o corpo, a matéria, que Ivana parasse por ali o que havia dado início. Um início consistente e que pode servir de base para futuras pesquisas e desdobramentos outros. Mas, era também seu desejo que o pouco que ela deixou escrito fosse disponibilizado e compartilhado para que, de alguma forma, ela continuasse reverberando entre nós e no campo da pesquisa, como uma possibilidade de se fazer viva; como uma prestação de contas a toda colaboração, toda companhia que ela teve durante todo esse tempo.

 

Assim, o que é publicado aqui é uma homenagem da revista Repertório a essa artista-ativista que tanto nos ensinou. O texto foi organizado por Marcelo Sousa Brito, seu amigo pessoal, a partir de um arquivo deixado por ela. Resolvemos publicar assim, como se fosse uma mini dissertação, incluindo os agradecimentos e valorizando questões e conceitos levantados por Chastinet como corpo cênico e transprogramação, a partir de uma prática criativa – a performance “Maminha” – e de suas inquietações sobre temas ligados a gênero e sexualidade como códigos geradores de gestos obscenos, antes, durante e depois da cena.

 

A revista Repertório rende, com a publicação desse texto, uma homenagem a essa artista-ativista, que lutou até o último segundo para se manter viva nos campos da arte e do ativismo e que, para nós, estará sempre abrindo caminhos!

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ivana Chastinet (in memoriam)

Bacharel em direção teatral pela UFBA, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia-PPGAC/UFBA, Bolsista PNPD da CAPES para estágio de Pós Doutorado no mesmo Programa.

Téléchargements

Publiée

2019-09-25

Comment citer

Chastinet (in memoriam), I., & Brito (org.), M. S. (2019). Obscena em cena: gestualidade, gênero, sexualidade e transprogramação na performance "Maminha". Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26411

Numéro

Rubrique

PERSONA