A voz e o teatro música: Os sentidos indutores do afecto e da emoção criativa
DOI :
https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26128Mots-clés :
Voz, Performance, Fisicalidade, Intermédia, CriadoresRésumé
Pretende-se neste artigo realçar a Vocalidade no Teatro, na Música e nas várias vertentes da expressão artística, propondo como diretrizes as posturas físicas que incluem gestos e movimentos e o conhecimento aprofundado da função do Cérebro nas formas da mente e da consciência que, associados, permitem uma libertação da execução vocal por muito exorbitante que se apresente.
Propõe-se ainda um pequeno histórico do teatro-música, música-teatro ou, mais genericamente, das representações performativas no séc.XX, salientando alguns compositores e outros autores que iniciaram ou desenvolveram formas de criação multidisciplinar. De passagem surge uma curta nota sobre a tese de mestrado do jovem Fernando Magre que nos parece um caso de estudo estimulante para o aprofundamento desta matéria na produção músico-teatral no Brasil.
Termina-se esta exposição nomeando casos mais relevantes em Portugal, sobretudo os que ultrapassaram a barreira e mantêm suas criações performativas já imbuídas do espírito e das tecnologias do séc.XXI.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.