O corpo no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: considerações a partir do espetáculo Fina Flor Divino Amor

Auteurs

  • Larissa Sato Turtelli Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) http://orcid.org/0000-0003-4957-0816
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) http://orcid.org/0000-0002-9702-0619

DOI :

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25229

Mots-clés :

Pesquisa em Dança, Criação em Dança, Pombagira, Dança do Brasil, Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete

Résumé

O artigo apresenta aspectos do corpo trabalhado no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), o qual considera referências corporais provindas das manifestações e dos segmentos sociais populares brasileiros. Vê-se a pesquisa de campo como primordial para o estudo dessas técnicas. No caso do método BPI é necessário que a pessoa se disponibilize a realizar um processo consigo própria, para então poder ter a visibilidade de um corpo diferente do seu. Para entender essas técnicas corporais provindas das culturas populares brasileiras, precisam ser levados em conta os aspectos emocionais. A noção de corpo no método BPI considera o percurso emocional como um aspecto essencial. Uma das especificidades do método BPI é que neste a pesquisa de campo funciona também como um trabalho corporal. Para a criação do espetáculo Fina Flor Divino Amor foram realizadas pesquisas de campo com as Pombagiras da Umbanda. O artigo aborda o processo corporal na criação desse espetáculo, incluindo particularidades da pesquisa de campo, dos estados corporais e da resultante artística. O estudo de recepção do espetáculo aponta para o fascínio e a discriminação em relação à Umbanda.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Larissa Sato Turtelli, Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Bailarina, intérprete e diretora no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Professora Doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), com atuação na Graduação em Dança e na Pós-Graduação em Artes da Cena. Chefe do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP. Doutora em Artes, Mestre em Educação Física e Graduada em Dança, todos pela Unicamp.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Bailarina, atriz, coreógrafa e diretora. Psicóloga. Professora Titular (MS-6) do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP) com atuação na Graduação em Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Criadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Doutora em Artes pela Unicamp.

Téléchargements

Publiée

2018-12-21

Comment citer

Turtelli, L. S., & Rodrigues, G. E. F. (2018). O corpo no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: considerações a partir do espetáculo Fina Flor Divino Amor. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25229

Numéro

Rubrique

REPERTÓRIO LIVRE