<b>Desdobramentos do ator e do personagem pela máscara videográfica</b> <br>[Marta Issacsson]
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4661Resumen
Esse artigo examina a encenação Os três últimos dias de Fernando Pessoa, do encenador canadense Denis Marleau, identificando os aportes oriundos da tensão instaurada pelo emprego da máscara videográfica entre a presença viva do ator e a sua própria imagem projetada. Além dos aspectos metafóricos evocados pelo desdobramento da figura do ator e da personagem, reconhece-se na imagem videográfica um potencial de produzir presença sob olhar do espectador, atualiza a imagem através de sua memória sensório-motora.This article focuses on the use of video-projected masks in the staging of Tabucchi's Les Trois Derniers Jours de Fernando Pessoa by the Canadian director Denis Marleau, analyzing the dramatic contributions and the performance of the tension established by the interplay between the live presence of the actor and his own projected image. This paper examines the metaphorical aspects evoked by the duplication of the figure of the actor and that of the character, as well as the notion of stage presence in face of the effect of realness produced by the device of video-projected masks.
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Publicado
2010-11-03
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Repertório, T. & D. (2010). <b>Desdobramentos do ator e do personagem pela máscara videográfica</b> <br>[Marta Issacsson]. Repertório, (14), 30–36. https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4661
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