Apresentação: Dramaturgia em seu Campo Expandido
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.44617Resumen
O panorama contemporâneo de práticas artísticas vem permitindo que conceitos seculares sejam revisados perante o fazer cênico de hoje. Este é o caso do conceito de Dramaturgia. De acordo com José Sánchez e Magda Romanska a dramaturgia enquanto substantivo e enquanto verbo vem sendo desenvolvida para além do fazer teatral textual para ser vista como um espaço de mediação que traz questionamentos ao fazer cênico, antecedendo ou estando para além do texto teatral. Considerando a produção cada vez maior de atividades e processos artísticos que dialogam e trazem nova práxis para o conceito de dramaturgia, esse dossiê - Dramaturgias em seu Campo Expandido - da revista Repertório busca revelar os trabalhos de artistas e pesquisadores brasileiros que vêm trazendo perspectivas inovadoras para o conceito e prática para além dos paradigmas tradicionais. Estes trabalhos estabelecem diálogos com o conceito de dramaturgia que vai além da identificação do termo relacionado a ideia de drama ou composição de textos/literatura teatral ou mesmo da figura do dramaturgo como sendo autor da obra, se aproximando de uma prática onde dramaturgia opera como uma atenção, uma sensibilidade, um recurso no e do processo criativo ou até para além dos limites da cena. O conjunto de artigos revela a dramaturgia em seu campo expandido evidenciando a rede de tensões entre tradição e contemporaneidade do e no fazer cênico através de experiências artísticas diversas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Repertório
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.