A extraordinária viagem dos artistas italianos: História da itinerância dos circenses tricolores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35669

Palabras clave:

Circo. Itália. Viagem. Mundo. História

Resumen

Através da exposição da história do circo, com referência específico período moderno, destaca-se o papel central dos artistas italianos na difusão e na popularidade desta forma espetáculo no mundo. A formulação de considerações de caráter antropológico e sociocultural permite sublinhar a influência que o fenômeno da itinerância circense exercitou no desenvolvimento de um modelo de organização particular, a empresa familiar, que permitiu, nas lonas italianas, alguma das realizações mais significativas. Tendo em consideração os dias atuais, mostra-se a importância da viagem como escolha de vida e sistema de circulação dos espetáculos para as companhias de circo contemporâneo italianas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabio Dal Gallo, Universidade Federal da Bahia

Fabio Dal Gallo é Professor Associado I da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) e do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES da Universidade Federal da Bahia. Possui pós-doutorado pela Universidade de Pádua- Itália (2018), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2009), mestrado em ciências sociais e graduação em economia política pela Alma Mater Studiorum Universidade de Bolonha - Itália. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA) - Conceito CAPES 6 - biênio 2015/2017. Atualmente é Vice-coordenador do PPGAC/UFBA. Foi Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) entre 2012 e 2015 no sub-projeto interdisciplinar Teatro Educação Meio Ambiente e Arte (TEMARTE), e em 2017 no sub-projeto disciplinar Teatro. Desde 2005 Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (GIPE-CIT). Participa do GT Circo e Comicidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Tem experiência na área de Teatro na Educação e de Processos Educacionais em Artes Cênicas com ênfase em Circo, Teatro de Rua, Teatro em Comunidades, Ensino da Artes Cênicas e Processos de Criação.

Alessandro Serena, Universidade de Milão

Alessandro Serena é graduado no Departamento de Artes Música e Espetáculos da Universidade de Bolonha com louvor acadêmico, realizando uma pesquisa sobre o circo e o teatro de variedades. Docente de história do espetáculo circenses e de arte de rua da Universidade de Milão na qual organiza a mais de uma década as Jornadas de estudos sobre a Arte Circense, é criador, junto com a Professora Valentina Garavaglia, dos encontros dedicados ao circo e a Universidade Livre de Línguas a Comunicações ( IULM).

É Diretor de pesquisa do Centro Educacional de Documentação das Artes Circenses (CEDAC) de Verona e editor chefe da revista Circo do Ente Nacional Circos da Itália. Realiza conferências e palestras na Itália e no exterior.

Seus textos foram publicados em numerosos periódicos e no Dicionário do Espetáculo do 1900 (Baldini & Castoldi). Publicou volumes como Luzes do Malabarismo (Stampa Alternativa), traduzido nos Estados Unidos como Virtuosos of Juggling (Renegade)  e História do Circo (Bruno Mondadori); recentemente organizou o livro de David Larible, Conselhos a um jovem clown (Mimesis).

É fundador de Karakasa, o Laboratório das Maravilhas, Centro de promoção do espetáculo popular em Noventa de Piave, Itália, e organiza cursos de circo para crianças e oficinas em ong e nas escolas. Todas essas atividades de aprofundamento e divulgação da cultura circense para formação de plateia confluem, faz alguns anos, em Open Circus, projeto do qual Serena é responsável científico. Este é um projeto patrocinado pelo Ministerio pelos bens e as atividades culturais da Itália (MIBAC) e prevê encontros, conferências, laboratórios e mostras dedicadas ao universo do circo. Produtor e Diretor, sobrinho de Moira Orfei, no começo dos anos 2000 é o um dos primeiros a se dedicar ao teatro-circo, desenvolvido em colaboração com a Bienal de Veneza (direção e Giorgio Barberio Corsetti) uma atividades que tem como fim o encontro entre as artes do picadeiro e as artes da cena, criando eventos, laboratórios e realizando o espetáculo  Sombra de Lua, que participou a importantes festivais internacionais como o Festival de Anversa, e inaugurou a primeira edição do Festival Sul filo del Circo de Grugliasco. Em seguida, Serena realiza Creature, show de teatro acrobático africano que elenca centenas de apresentações em toda Europa. Em 2006 produz para o Carneval dos Teatro de Maurizio Scaparro Cineserie,  um espetáculo de teatro acrobático chinês.  Segue a pesquisa sobre as tradições circenses do mundo todo com Tesoro, um espetáculo de teatro acrobático do caribe que conta com a colaboração da Escola de Circo s Havana

Desde então, realiza alguns dos maiores sucessos italianos no âmbito do teatro-circo, Casa Dolce Casa, espetáculo de teatro acrobático  da Europa que é premiado com a medalha de representação do Presidente da República Italiana e é suportado pelo Edital Cultura 2007-2013 da comissão Europeia. 

Uma das suas últimas produções The Black Blues Brothers, é um espetáculo acrobático com artistas do Kenya oriundos do contexto do circo social Sarakasi e superou 500 apresentações circulando nos festivais e teatros de toda Europa. Serena produz a tournée teatral de alguns dos mais importantes Clown internacionais entre os quais se destaca David Larible, “ o Clown dos Clown”.

Cria a realiza grandes espetáculos figurativos e acrobáticos para espaços aberto entre os quais La Notte degli Elementi e il Gran Gala du Cirque, apresentados nas mais belas praças da Itália (Veneza, Roma, Imperia, Ravenna, darsena di Cattolica, Venaria Reale).

É autor de programas de televisão como os dedicados ao Festival de Monte Carlo e ao Cirque do Soleil. Foi convocado várias vezes par organizar os espetáculos em ocasião das audiências papais como o Jubileu das Gentes do Espetáculo Itinerante 2016.


 

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

Gallo, F. D., & Serena, A. (2020). A extraordinária viagem dos artistas italianos: História da itinerância dos circenses tricolores. Repertório, 1(34). https://doi.org/10.9771/r.v1i34.35669

Número

Sección

EM FOCO