A Somática e as Artes da Cena: fricções da experiência e sua influência no Ensino Superior e na Cultura Contemporânea – Parte II

Autores/as

  • Maria Albertina Silva Grebler
  • Diego Pizarro Instituto Federal de Brasília - IFB Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.33437

Resumen

Dois são os objetivos que consideramos de igual importância neste segundo número da Revista Repertório sobre as Somáticas. Um deles é a continuidade da divulgação do trabalho dos pesquisadores brasileiros que dialogam com a formação das Artes Cênicas através de textos que dão conta da presença das Somáticas no ensino e na criação artística no ambiente acadêmico. O outro visa o debate que responde aos aspectos críticos que rondam o discurso do campo somático e se relacionam ao desenvolvimento da pesquisa e abordagens metodológicas aplicadas às Artes Cênicas, e que acreditamos se realizam de forma mais enfática nas traduções dos textos das pesquisadoras Jill Green (2015a) e Emma Meehan (2018).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, linha de pesquisa Somática, Performance e Novas Mídias. Cursa Doutorado Sanduíche na Universidade da Carolina do Norte em Greensboro, orientado por Jill Green. Mestre em Arte Contemporânea e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. É especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de Uberlândia e cursou graduação em Modern Theater Dance na Escola Superior de Artes de Amsterdam. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance, coreografia, técnicas de dança, interpretação teatral e Educação Somática. Integrou a Basirah Cia. de Dança Contemporânea em Brasília-DF. Professor efetivo do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília -IFB desde 2010. Coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação desde 2012. É Educador do Movimento Somático - SME e Pracitioner of Body-Mind Centering®. Cadeísta profissional no método de Cadeias Musculares e Articulares G.D.S. Instrutor certificado em GYROKINESIS® e GYROTONIC®, atuando desde 2008. Também atua como instrutor em ESFEROKINESIS®, certificado pelo Centro de Investigación y Estudio de Técnicas y Lenguajes Corporales - CIEC. Ensina e pesquisa Educação Somática, Anatomia Experiencial, Contato-Improvisação e Dança Contemporânea. Em 2017 organizou os livros publicados "Mitopoiesis: dança, educação somática e biologia celular" e "Ensino-Pesquisa em Extensão: processos de composição em dança na formação do docente-artista&quot". Recentemente (2018) foi um dos principais organizadores do I Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, realizado em Brasília/DF.

Publicado

2019-09-25

Cómo citar

Grebler, M. A. S., & Pizarro, D. (2019). A Somática e as Artes da Cena: fricções da experiência e sua influência no Ensino Superior e na Cultura Contemporânea – Parte II. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.33437

Número

Sección

EM FOCO