A Somática e as artes da cena: fricções da experiência e sua influência no ensino superior e na cultura contemporânea - Parte I

Autores/as

  • Maria Albertina Silva Grebler Escola de Dança da UFBA
  • Diego Pizarro

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.28986

Resumen

editores de seção - texto - abertura seçãoe m foco 31

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Albertina Silva Grebler, Escola de Dança da UFBA

Professora Associada da Escola de Dança da UFBA, Doutora em Artes pela UFBA no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, realizou estágio de pesquisa na Paris 8, antes de defender a tese Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: a teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea, em 2006. Obteve o M.F.A. (Master of Fine Arts) na Temple University, Philadelphia (USA) em 1991, a Especialização em Coreografia, em 1980 e a Graduação em Dança, em  1978, ambos na Escola de Dança da UFBA.

Tem publicado regularmente nos Anais da Abrace, Verfremdung e Tanztheater (2004), Corpo e encenação, os instrumento do ator e do bailarino (2007) e Sobre as categorias da dança (2009), A Sagração de Nijinski, visão de uma dança moderna (2011) entre outros. Participou em publicação dedicada ao mestre francês na Revista Brasileira de Estudos da Presença com o artigo A Influência do pensamento de François Delsarte sobre a modernidade da dança, e na Revista Moringa, com o artigo 1980, Pina Bausch e os arcanos de uma dança-teatro. Nos Cadernos do Gipe-Cit Dança Moderna e Tanztheater, a gênese de uma forma coreográfica (2008) e ainda colaborou com o capítulo Pina Bausch e Maguy Marin, teatralidade e corporeidade contemporânea, no primeiro volume da coleção Dança Cênica publicado em Joinville pela Editora Letra d’Agua, em 2008.

 

Os temas de interesse de estudo e pesquisa se localizam  na História da Dança, no Corpo  em diálogo com a Cultura e a Sociedade, nas práticas de formação do artista e do bailarino, como os métodos Pilates, Gyrotonics, Yoga e as abordagens Somáticas, entre elas Feldenkrais, Alexader e Body Mind Centering (BMC).

 

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Grebler, M. A. S., & Pizarro, D. (2018). A Somática e as artes da cena: fricções da experiência e sua influência no ensino superior e na cultura contemporânea - Parte I. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.28986

Número

Sección

EM FOCO