Epistemologias somáticas na dança contemporânea: um percurso de "ontologia frágil" em filiações históricas

Autores/as

  • Laura Maria Brito Sales Campos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26821

Palabras clave:

Artes Cênicas, Dança, Educação Somática

Resumen

Este texto apresenta um percurso de epistemologias somáticas em filiações a-históricas entre a dança e as teorias sobre o movimento. Traça reflexões que conduzem a pensar a aprendizagem na dança como um processo de ‘ontologia frágil’, segundo a noção do neurobiólogo, Francisco Varela. Quando o sujeito da experiência não é localizável, pois está sempre em estado de transição, de desdobramento e transformação. Ao analisar criticamente os ideais desenvolvidos por figuras referenciais do estudo do movimento entre o teatro e a dança ocidental desde Delsarte, encontra-se intercessões com a idéia de ontologia frágil. Uma visão sobre o corpo que está diretamente relacionada com o conceito de Enação e Corporeidade discutidos neste trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Maria Brito Sales Campos, UFBA

Doutora em Artes Cênicas na linha de Dança. Educadora do Movimento Somático pela School for Body-Mind Centering® e Terapeuta em Experiência Somática ( Somatic Experiencing®) pela Associação Brasileira de Trauma. Atua como educadora do movimento somático na Dança e nas Artes Cênicas e como terapeuta de estresse pós-traumático. Interessa-se pela pesquisa somática sobre o movimento e a percepção, como também pela pesquisa de fronteira entre os estudos dos corpo e as novas mídias em ambientes imersivos. 

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Campos, L. M. B. S. (2018). Epistemologias somáticas na dança contemporânea: um percurso de "ontologia frágil" em filiações históricas. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26821

Número

Sección

EM FOCO