Da voz ao movimento dançado: uma investigação poética à luz de Paul Zumthor

Autores/as

  • Milena Colognese Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26106

Palabras clave:

processo criativo, voz, movimento dançado, dança, performance

Resumen

Este texto propõe-se à investigação do processo criativo em dança, a partir da relação voz, palavra e movimento dançado; a pesquisa opera por intermédio do deslinde das experiências narradas, as quais evidenciam alguns elementos recorrentes na relação da voz e da palavra poética com o movimento dançado, tais como: a literalidade, a não-ação e a memória. Para se compreender os modos pelos quais a artista pesquisadora engendra saberes por intermédio do processo de criação em dança, procura-se desenvolver uma reflexão acerca da presença da voz – na perspectiva de Paul Zumthor (2005; 2010; 2014) –, na relação palavra e movimento dançado. No contato com as materialidades, intui-se que o liame voz-palavra-movimento dançado constitua uma ação performativa, ou seja, a voz na palavra como presentificação dos sentidos produzidos na leitura, como evento, acontecimento, performance.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Colognese, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação, UFSM. Membro do FLOEMA - Núcleo de Estudos em Estética e Educação, UFSM.

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha Educação e Artes - UFSM. Bolsista de produtividade CNPq 2. Editor chefe da Revista Educação UFSM.Editor Associado da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Colognese, M., & Pereira, M. de A. (2018). Da voz ao movimento dançado: uma investigação poética à luz de Paul Zumthor. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26106

Número

Sección

EM FOCO