Promessas da Voz: Tradição, Transmissão e Memória

Autores/as

  • Jerusa Pires Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i30.26055

Resumen

PROMESSAS DA VOZ:

TRADIÇÃO, TRANSMISSÃO E MEMÓRIA

 

Trata-se de roteirizar e apresentar pontos de vista fundamentais para uma aproximação à obra de Paul Zumthor, no que concerne à sua teorização e experiência, situando-o, enquanto medievalista, conhecedor profundo de repertórios e estudioso do seu tempo, atento às novas possibilidades de expressão e atos comunicativos. Mostra-se a ligação estabelecida com o Brasil, nossas culturas orais, laboratório de observações que conduziu, no universo a definir-se como Poéticas da Voz e da Performance.

 

Palavras-chave: Medieval, Oralidade, poéticas, memória, performance

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jerusa Pires Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Universidade de São Paulo

Escritora, Ensaísta e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, onde coordena o Centro de Estudos da Oralidade, e do CJE/ECA/USP. Autora de muitos estudos sobre Memória e Cultura, destacam-se: Armadilhas da Memória (2004); Cavalaria em Cordel (2016); Matrizes Impressas do Oral (2014). Professora convidada de inúmeras universidades no país e no exterior.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Pires Ferreira, J. (2018). Promessas da Voz: Tradição, Transmissão e Memória. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v1i30.26055

Número

Sección

EM FOCO