Estudos de atuação: concepção e composição na cena ‘Professora’

Autores/as

  • Alice Stefânia Curi Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25853

Palabras clave:

concepção, composição, dramaturgia de ator, sentidos, presença

Resumen

O artigo discute a articulação e retroalimentação entre aspectos composicionais e concepcionais na construção da cena “Professora”, presente no texto “Contra o Progresso” de autoria do catalão Esteve Soler. A noção de dramaturgia de ator, perspectiva de pesquisa em que o trabalho foi criado, pressupõe uma abordagem composicional tramada à consciência e atitudes críticas em relação à criação. Ao ocuparem um lugar de autonomia e coautoria, atuadores exercitam seu posicionamento político, ético e epistêmico. A concepção que moveu a construção da cena a ser discutida orientou-se, dentre outros aspectos, pelo desejo de metaforizar uma crítica à instituição escola em seu formato perverso de domesticação e apagamento de singularidades. Na perspectiva abraçada, a personagem tornou-se dialeticamente devorada e devoradora, oprimida e opressora, refletindo o contexto complexo que caracteriza o sistema de ensino convencional. A encenação investe em efeitos de presença buscados no jogo da atuação com a materialidade cênica, visando provocar a emergência de sentidos e sensações no espectador. A cena busca o acionamento de uma recepção ativa, crítica e sensória como estratégia micropolítica de mobilização do público.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Stefânia Curi, Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília

Atriz, diretora, pesquisadora. Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo (DGP-CNPq). Linhas de investigação: Coletivo Sênior Teatro do Instante; Dramaturgias de Ator; Matilha – Matrizes Interdisciplinares em Literatura, História e Arte)

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Curi, A. S. (2018). Estudos de atuação: concepção e composição na cena ‘Professora’. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25853

Número

Sección

REPERTÓRIO LIVRE