A voz em Alfred Wolfsohn

Autores/as

  • Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari Universidade Federal do Maranhão - Brasil Universidad Nacional de Rosário - Argentina Centre Artistique International Roy Hart - França

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25366

Palabras clave:

1. Voz. 2. Criação Artística. 3. Roy Hart Theatre Voice Work 4. Alfred Wolfsohn 5. Desenvolvimento Vocal

Resumen

Este artigo tem como objetivo elucidar a relação existente entre o Roy Hart Theatre Voice Work e as bases norteadoras do pensamento de Alfred Wolfsohn. A pesquisa bibliográfica é uma das alternativas metodológicas possíveis mas, não a única, já que a maior parte das conexões só é possível graças ao exercício prático com as duas abordagens. Com isso, as afirmações e construções de conceitos aqui expostos derivam de uma tentativa de equilíbrio buscado na metodologia da pesquisa-ação crítico-colaborativa que teve seu início há quatorze anos e segue em constantes reformulações. O Roy Hart Theatre desenvolve uma prática criativa que parte da experimentação e do desenvolvimento vocal concebido por Alfred Wolfsohn e que Roy Hart, discípulo destacado de Alfred Wolfsohn, de maneira rigorosa, aplica à criação e performance teatral. O trabalho de voz do grupo ficou conhecido como Roy Hart Theatre Voice Work. De outro lado, o pensamento de Alfred Wolfsohn nem sempre foi apontado como parte do Roy Hart Theatre Voice Work e, constantemente, o tem resumido ao próprio Roy Hart Theatre Voice Work. Parte das proposições de Alfred Wolfsohn estão contidas no Roy Hart Theatre Voice Work mas não as esgotam ou definem. As bases norteadoras de Alfred Wolfsohn pode se constituir importante referencia para o surgimento de pedagogias vocais.

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Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Molinari, P. M. A. de O. (2018). A voz em Alfred Wolfsohn. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25366

Número

Sección

EM FOCO