A performance de poemas: perfilando relações entre voz, palavra poética, letra e corpo.

Autores/as

  • Priscila Soares Garcia Universidade de Brasília
  • Sulian Vieira Pacheco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25358

Palabras clave:

Poema, Voz, Palavra, Letra, Performance

Resumen

Propõe-se abordar alguns aspectos referentes à performance de poemas a fim de evidenciar suas potencialidades como gênero performativo e de fomentar tal discussão no campo da formação teatral, com ênfase nos estudos da voz e da palavra.

Nos poemas a própria linguagem verbal, em jogos semânticos, fonológicos ou sintáticos abre níveis de sentidos simultâneos aos valores literais das palavras, subvertendo o paradigma idealista que tende a aliená-la do campo da ação e da forma. Observa-se as relações entre a letra, a voz, a palavra poética e gestualidade, que orbitam a performance de poemas, reconhecendo o corpo como um lugar de intersecção dessas dimensões desde os primeiros contatos com os poemas, por meio das diversas formas de leitura, até as interações entre performers e público. Enfim, o reconhecimento da centralidade do corpo e seus agenciamentos com a letra e a palavra em performance, nos permite desenhar práticas metodológicas pragmáticas que favoreçam a performance de poemas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Soares Garcia, Universidade de Brasília

Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP/2014) e Bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2008). Email: guittagarcia@yahoo.com.br

Sulian Vieira Pacheco, Universidade de Brasília

Doutora em Arte (UnB), Mestre em Applied Theatre (UK-University of Manchester), Bacharel em Artes Cênicas (UnB) Professora Adjunta no Departamento de Artes Cênicas da UnB , pequisadora do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Garcia, P. S., & Pacheco, S. V. (2018). A performance de poemas: perfilando relações entre voz, palavra poética, letra e corpo. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25358

Número

Sección

EM FOCO