A presença de pessoas com deficiência na cena contemporânea desestabilizando construções sociais a respeito do corpo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25319

Resumen

Em uma sociedade que valoriza padrões corporais relacionados à perfeição e virtuosismo, a partir dos quais a aparência se torna um capital, é possível observar uma contradição social entre a valorização de um corpo-produto e a busca da inclusão das pessoas com deficiência. Como os modos de percepção e significação do corpo interferem na construção social da deficiência? Quais as reverberações de tal construção nas artes da cena, artes que têm no corpo seu elemento principal? A discussão é amparada por abordagens sociológicas a partir dos estudos do sociólogo e antropólogo David Le Breton (2009; 2011). As perspectivas são apresentadas de modo a analisar como a presença de pessoas com deficiências na cena contemporânea pode desestabilizar as construções sociais a respeito do corpo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atriz e encenadora.

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2008, é bolsista produtividade de pesquisa CNPq, atualmente PQ 1B, pelo desenvolvimento de estudos no campo da Cena e Intermedialidade, voltados à questão da interferência da tecnologia de imagem nas artes cênicas.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Berselli, M., & Isaacsson, M. (2018). A presença de pessoas com deficiência na cena contemporânea desestabilizando construções sociais a respeito do corpo. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25319

Número

Sección

REPERTÓRIO LIVRE