O processo de criação como metodologia ─ a sala de aula de estudos corporais para o ator

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074

Palabras clave:

Teatro Dança

Resumen

A prática corporal do ator, no âmbito do bacharelado em Teatro, tem seu lugar privilegiado nas disciplinas destinadas ao treinamento corporal, que compõem os currículos de graduação em Teatro no Brasil. Danças, práticas somáticas, treinamentos orientais, mímesis corpórea, mímica corporal dramática, técnicas circenses, práticas da pré-expressividade, capoeira, experiências da tradição são fontes recorrentes para a elaboração de treinamentos corporais para o estudante de teatro. Observamos a necessidade de vincular os treinamentos corporais ao processo de criação da cena propriamente dita. Por meio deste artigo, apresentamos o relato e problematização da experiência docente no processo de criação gestual, como parte do treinamento corporal, a partir do que denominamos narrativas do eu para a composição de uma cena teatral no âmbito sala de aula de Estudos Corporais, do bacharelado em Teatro da XXXX. Com o objetivo de promover a reflexão acerca do processo de criação como metodologia, recorremos à análise e interpretação dos registros dos cadernos de professor e à rememoração da disciplina de Estudos Corporais. A partir das narrativas do eu, os estudantes cartografaram acontecimentos vivenciados e corporificaram o rememorar em partituras de movimentos. O processo de criação, composto pela experimentação e cartografia, revelou a necessidade da presença desejante dos estudantes e do trabalho com o não saber por parte do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Medeiros Ribeiro, Universidade Federal de Minas Geraisl

Atriz e artista de dança. Doutora em Artes (UFMG). Especialista em Neurociências e Comportamento (ICB/UFMG) e em Neuropsicologia (FUMEC). Professora Adjunta do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Professora da PósGraduação em artes da UFMG.Vice-Líder do Laboratório CRIA: Artes e Transdisciplinaridade.

Dayane Lacerda Queiroz, Galpão Cine Horto

Atris/diretora teatral. Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da UFMG. Professora e atriz no Galpão Cine Horto.

Publicado

2019-12-21

Cómo citar

Ribeiro, M. M., & Queiroz, D. L. (2019). O processo de criação como metodologia ─ a sala de aula de estudos corporais para o ator. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.25074

Número

Sección

EM FOCO