Das atribuições do silêncio na fala e na escuta

Autores/as

  • Jacyan Castilho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25051

Resumen

 

Resumo: O silêncio é elemento constituinte do discurso, e como tal tem sido abordado por campos filosóficos, literários e linguísticos. Mas a noção de silêncio como responsável pela musicalidade da fala tem poucas vezes avançado do domínio dos estudos linguísticos em direção aos estudos performativos. O que traduz o silêncio, quando, em sua vertente oral, é constituído de pausas? Como ele confere musicalidade à fala, e, principalmente, como ele possibilita, através da atitude de escuta, a criação de redes de relacionamento? 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacyan Castilho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Associada da Escola de Comunicação da UFRJ no curso de Direção Teatral. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan - UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Teatro (PPGEAC-UNIRIO). Foi Prof. Adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de 2002 a 2014, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA). Membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas) desde 2000. Diretora teatral e atriz formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com Doutorado em Artes Cênicas pela UFBA e Mestrado em Teatro pela UNIRIO. Bailarina formada pela Escola Angel Vianna – RJ em 1995. Autora dos livros “Ritmo e dinâmica no espetáculo teatral” (São Paulo, Perspectiva, 2013) e “Dança e educação em movimento” (Org. -  São Paulo, Cortez, 2003). Atua nas linhas de pesquisa Poéticas e Processos de Encenação, Ritmo e musicalidade no espetáculo teatral.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Castilho, J. (2018). Das atribuições do silêncio na fala e na escuta. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25051

Número

Sección

EM FOCO