<b>A prática teatral na Escola de Teatro da UFBA</b> <br>[Hebe Alves]
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i14.4677Abstract
Este artigo discute a dinâmica da conexão entre ensino, pesquisa e extensão como uma conseqüência lógica do processo de formação do artista de Teatro no ambiente acadêmico. Com o intuito de esclarecer os modos dessa tríplice articulação, expõe uma visão panorâmica dos pressupostos da criação artística no campo teatral. Apresenta também algumas estratégias metodológicas empregadas na condução do processo de aprendizagem e suas implicações na montagem didática, elemento fundamental do projeto peda-gógico da Escola de Teatro da UFBA, em sua vertente teórico-prática. Através da exposição dos procedimentos e dificuldades para a concretização de um projeto de encena- ção no âmbito acadêmico, coloca-se a necessidade de sistematização/registro de realização dos projetos artísticos dos professores-encenadores. O relato do processo criativo de um espetáculo de formatura mostra, de forma evidente, a conexão ensino-pesquisa-extensão articulada no interior da disciplina TEA 237 - Desempenho de Papéis II (Turma 02), com a encenação do espetáculo de formatura InSônia, produzido a partir da adaptação do texto Valsa nº 6, do dramaturgo Nelson Rodrigues.
This article discusses the dynamics of the connection between teaching, research, and extension as a logical consequence of a theater actor's formation process in the academic environment. In order to clarify the modes of this triple conjunction, we expose an overview of the conditions of artistic creation in Theater. We also present some methodological strategies of teaching used in conducting the learning process and its implications for the didactic staging, a key element of the education program in our undergraduate studies, in both theoretical and practical aspects. By exposing the procedures and difficulties in the implementation of a project in the academic scenario, we point to the need for systematic documentation of achievements in the artistic projects of teacher-directors. The creative process report of an undergraduate's final work clearly shows the connection between teaching, research, and extension articulated within the discipline TEA 237 - Role Performance II (Class 02), with the staging of the undergraduation show Insomnia, adapted from the text Waltz nº 6, written by brazilian playwright Nelson Rodrigues.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.