De corpos e palavras: a dramaturgia de Raimund Hoghe

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.38173

Keywords:

Dramaturgia, Dança-Teatro, Performance

Abstract

Considerando as transformações que o conceito de dramaturgia sofreu nas últimas décadas no campo dos estudos da cena, este artigo tem como objetivo investigar esse fenômeno no contexto da produção artística do dramaturgo e performer alemão Raimund Hoghe. Dedicando-se inicialmente à dramaturgia das peças do Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch por quase uma década, Hoghe começou a compor a partir da década de 1990 suas próprias peças, onde também atuaria como intérprete. Destacando-se como um dos diretores mais instigantes da cena contemporânea, seu caminho é paradigmático na tendência da indistinção da atividade entre aqueles responsáveis pelo movimento e aqueles responsáveis pelo texto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Munk, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas [PPGAC/UNIRIO]

Leonardo Munk é Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação (Estética e Teoria do Teatro/Escola de Letras) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas [PPGAC]). Ocupa no momento a função de Coordenador do Mestrado Acadêmico do referido programa de Pós-Graduação. Dedica-se ao estudo dos seguintes temas: formas do drama e poéticas do corpo; os processos da criação cênica; e questões de tradução no âmbito da escrita para o teatro. É autor de textos publicados em livros e revistas acadêmicas, além de integrar os grupos de pesquisa Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens na Linguagem Teatral (UNIRIO), Linguagem, Artes e Política (UNIRIO) e Poéticas Políticas do Teatro Contemporâneo (UDESC)

Published

2022-05-04

How to Cite

Munk, L. (2022). De corpos e palavras: a dramaturgia de Raimund Hoghe. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.38173