Repertórios circenses e ferrovias: um estudo sobre o oeste de Minas Gerais, c. 1890-1920
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.37699Keywords:
História, Circo, Cultura, Teatro, BrasilAbstract
O artigo investiga os repertórios de espetáculos de circo oferecidos na região Oeste de Minas Gerais na transição entre os séculos 19 e 20. As principais fontes para essa pesquisa foram os jornais Gazeta de Oliveira, publicado a partir de 1887 na cidade de Oliveira (que mudou o nome para Gazeta de Minas a partir de 1899), cujos acervos, atualmente disponíveis on-line. Nesse período, a inauguração de ferrovias facilitou o transporte de artistas, animais e objetos ligados aos espetáculos, impactando, como consequência, o volume e a própria natureza dos repertórios dos espetáculos oferecidos pelos circos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Repertório
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.