Bando de Teatro Olodum à luz da análise cognitiva: um espaço multirreferencial de aprendizagens negrorreferenciadas
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33397Abstract
Resumo:
Este artigo apresenta o Bando de Teatro Olodum como uma comunidade cognitiva que organiza, acerva, produz e difunde conhecimentos sobre questões raciais. De natureza qualitativa, cunho etnográfico e percurso exploratório-descritivo, os dados foram coletados através de revisão bibliográfica e análise de depoimentos de estudantes-espectadores da Educação Básica ao Ensino Superior. Os resultados apontaram que, através de seus espetáculos, a companhia oportuniza conhecimentos às plateias.
Palavras-chave: Bando de Teatro Olodum; Teatro Negro; Análise Cognitiva; Comunidade Cognitiva; Aprendizagens Negrorreferenciadas.
Abstract:
The present text presents Olodum's Theater Band as a cognitive community that organizes, gathers, produces and spread knowledge about racial issues. It exposes qualitative and etnographic data, inside an exploratory and descriptive route, that were collected by means of bibliographic review and by analyzing statements given by students/viewers with Elementary to College Education Levels. Results pointed that the company offers knowledge to the audience with its shows.
Keywords: Olodum's Theater Band; Black Theater; Cognitive Analysis; Cognitive Community; Black Referentiated Learning.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.