PSICOLOGIA FEMININA, IMAGINÁRIO E CRIAÇÃO EM “ISADORA: A DANÇA DO DESTINO"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.50022

Palavras-chave:

poeticas da alma, processos criativos, psicologia junguiana, encenação, atuação

Resumo

Este trabalho enfoca o processo de criação do espetáculo  [título do espetáculo removido para avaliação], por nós escrito e dirigido, a partir da biografia da dançarina Isadora Duncan. Para a construção da corporeidade de Isadora, tivemos por estímulos a cosmologia da matéria de Gaston Bachelard e para a elaboração da personalidade da protagonista, nossa base foi o estudo da psicologia da mulher, de linha junguiana, como proposto por Jean Shinoda Bolen e Jennifer e Roger Woolger, que se pautam pelos arquétipos das deusas gregas. A partir do processo criativo, busca-se refletir sobre a simbólica configurada no espetáculo, tendo por escopo as ciências dos símbolos e do imaginário, segundo as proposições de René Alleau e Gilbert Durand.

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Biografia do Autor

Luciana Paula Castilho Barone, Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR)

Pesquisadora, docente, atriz e diretora teatral, é Bacharel em Artes Cênicas (1996, UNICAMP), Especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP-FACIS (2017) - com pesquisa que entrelaça os processos de criação cênica e processos alquímicos e psíquicos -, Mestre (2002) e Doutora (2007) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo pesquisado tecnologia em encenação/poéticas da cena contemporânea. Dirigiu Isadora: a dança do destino (2018), Elogio do Crime, (2007), Ensaio sobre a Liberdade (2004), Ofélia em Off (2008, 2005, 2003) e Cadafalso (1999), tendo co-dirigido Revólver (1996-1997). Em 2017 atuou no solo de dança Desvio, criação própria, a partir de traços autobiográficos e, em 2014, atuou no solo teatral autobiográfico, de sua autoria, Iminência, resultante da pesquisa Inconsciente, subjetividade e processo de criação cênica. Em 2010, fez estágio de observação com Robert Lepage / Ex Machina (montagem de O Ouro do Reno, de Richard Wagner, no Metropolitan Ópera House, NY). Assinou a iluminação de diversos espetáculos, tendo atuado também como preparadora de elenco para os curta-metragens Voltei para buscar os bolinhos (2005) e Histórias de concreto (2005). Desde 2008 é professora adjunta do Bacharelado em Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), tendo sido editora da Revista Científica de Artes/ FAP (2010-2012) e presidente da Comissão Institucional de Pesquisa (2009-2010).É lider do Grupo de Pesquisa Processos Criativos em Artes Cênicas (UNESPAR - CNPq). Atualmente, finaliza sua formação como Educadora do Movimento Somático pelo programa de Body-Mind Centering do Brasil.

Referências

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referências do/a autor/a, removidas para avaliação]

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Barone, L. P. C. (2023). PSICOLOGIA FEMININA, IMAGINÁRIO E CRIAÇÃO EM “ISADORA: A DANÇA DO DESTINO". Repertório, 1(40). https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.50022