Mulheres encenadoras em rede: articulações para práticas artísticas feministas
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.49195Resumo
Este relato apresenta a experiência do agrupamento Mulheres Encenadoras - rede de pesquisa, criação e compartilhamento de trabalhos de mulheres artistas da área da encenação teatral criado em Belo Horizonte/MG – na realização do encontro "Mulheres Encenadoras em Rede", entre os meses de agosto e setembro de 2021. O evento contou com uma palestra performativa, cinco mesas temáticas, uma residência artística e quatro oficinas, além da produção de sete episódios de podcasts com a participação de diretoras brasileiras e estrangeiras. Tais ações tiveram como objetivo fomentar o desenvolvimento e o fortalecimento de uma rede de artistas e pesquisadoras mulheres (cis e trans, negras, lésbicas, mães, periféricas) que são muitas vezes invisibilizadas nos processos de legitimação no campo da pesquisa e produção artística. Pretende-se, com este relato, contribuir com as reflexões sobre práticas que se aliam aos feminismos, na medida em que buscam construir, difundir e visibilizar obras, poéticas, experiências, teorias e outros aparatos sobre e na linguagem cênica, a partir do ponto de vista de diferentes mulheres e em busca de uma desierarquização de gênero dentro de um sistema ainda pautado pela lógica androcêntrica e patriarcal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Raquel Castro de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.