RELATO SOBRE FEMINISMO NEGRO NO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DA IMERSÃO ARTÍSTICA NO PROJETO NEGRESSENCIA

Autores

  • Amanda Santos Silveira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.49190

Palavras-chave:

Dança, Projeto [nome removido para avaliação], Imersão artística, Feminismo negro, Mulheres negras

Resumo

Este artigo é um relato de experiência na condição de intérprete-criadora do espetáculo “Negressencia: mulheres cujos filhos são peixes”, criado por artistas negros e negras no Rio Grande do Sul como parte do Projeto Negressencia, em 2016. A experiência na imersão artística durante o processo criativo e o diálogo com autoras e intelectuais negras ancoram esta escrita, possibilitando uma reflexão acerca das noções de mulheres negras que operam na sociedade gaúcha a partir de memórias grafadas no corpo. O resgate histórico da presença feminina negra no estado e a reafricanização da imagem de Yemanjá se deram através de uma interação ativa baseada na memória de nossas antepassadas. Por meio dela, estabelecemos uma relação de continuidade com o passado, trabalhando o presente para projetar um futuro promissor para a comunidade negra gaúcha. Este processo promoveu, consequentemente, um terreno fértil para a (re)significação da experiência social e artística de mulher negra com base nas memórias, nas identidades e processos identitários, nas relações de pertencimento, empoderamento e acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Santos Silveira, UFSM

Bacharela em Dança (2016), Mestra em Ciências Sociais (2020) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

COLLINS, P. H. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. 1 ed. São Paulo: Boitempo.

LORDE, A. Irmã Outsider. Tradução de Stephanie Borges. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2020.

PIEDADE, V. Dororidade: Vilma Piedade. São Paulo: Editora Nós, 2017.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento. Coleção Feminismos Plurais. 2017

VERGER, P. Orixás: deuses iorubás na África e no novo mundo. Salvador:

Corrupio, 2002.p.73.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silveira, A. S. (2023). RELATO SOBRE FEMINISMO NEGRO NO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DA IMERSÃO ARTÍSTICA NO PROJETO NEGRESSENCIA. Repertório, 1(40). https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.49190