RELATO SOBRE FEMINISMO NEGRO NO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DA IMERSÃO ARTÍSTICA NO PROJETO NEGRESSENCIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.49190Palavras-chave:
Dança, Projeto [nome removido para avaliação], Imersão artística, Feminismo negro, Mulheres negrasResumo
Este artigo é um relato de experiência na condição de intérprete-criadora do espetáculo “Negressencia: mulheres cujos filhos são peixes”, criado por artistas negros e negras no Rio Grande do Sul como parte do Projeto Negressencia, em 2016. A experiência na imersão artística durante o processo criativo e o diálogo com autoras e intelectuais negras ancoram esta escrita, possibilitando uma reflexão acerca das noções de mulheres negras que operam na sociedade gaúcha a partir de memórias grafadas no corpo. O resgate histórico da presença feminina negra no estado e a reafricanização da imagem de Yemanjá se deram através de uma interação ativa baseada na memória de nossas antepassadas. Por meio dela, estabelecemos uma relação de continuidade com o passado, trabalhando o presente para projetar um futuro promissor para a comunidade negra gaúcha. Este processo promoveu, consequentemente, um terreno fértil para a (re)significação da experiência social e artística de mulher negra com base nas memórias, nas identidades e processos identitários, nas relações de pertencimento, empoderamento e acolhimento.
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Referências
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