Ensaio sobre serpentes: uma poética cênica para desfazer políticas de morte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.49188

Palavras-chave:

máscara; ciborgue; quimera; poética cênica; gênero

Resumo

Neste ensaio, reflito sobre as etapas de um processo de pesquisa em criação cênica no qual a máscara, a ciborgue e a quimera são figurações de uma serpente mítica que me conduzem a uma poética disparada por gatilhos diversos: memórias de infância, ancestralidades, estudos teóricos, experiências de estranhamento e de estrangeiramento, partida e retorno, encontros e perdas. Dialogando com téoricos como Deleuze & Guattari (1973, 1980), Foucault (1994, 2008), Butler (2006, 2009), Butler & Spivak (2007), Spivak (1998), Haraway (1991), Preciado (2013), Mbembe (2018), Lugones (2018), Trigo (2005), interrogo o teatro a partir de outros campos, para fazer emergir questões sobre um corpo de mulher que resiste à disciplina, subverte e aponta para outros possíveis poéticos, performativos e políticos.

 

 

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Sare, L. L. . (2023). Ensaio sobre serpentes: uma poética cênica para desfazer políticas de morte. Repertório, 1(39). https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.49188