Ensaio sobre serpentes: uma poética cênica para desfazer políticas de morte
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.49188Palavras-chave:
máscara; ciborgue; quimera; poética cênica; gêneroResumo
Neste ensaio, reflito sobre as etapas de um processo de pesquisa em criação cênica no qual a máscara, a ciborgue e a quimera são figurações de uma serpente mítica que me conduzem a uma poética disparada por gatilhos diversos: memórias de infância, ancestralidades, estudos teóricos, experiências de estranhamento e de estrangeiramento, partida e retorno, encontros e perdas. Dialogando com téoricos como Deleuze & Guattari (1973, 1980), Foucault (1994, 2008), Butler (2006, 2009), Butler & Spivak (2007), Spivak (1998), Haraway (1991), Preciado (2013), Mbembe (2018), Lugones (2018), Trigo (2005), interrogo o teatro a partir de outros campos, para fazer emergir questões sobre um corpo de mulher que resiste à disciplina, subverte e aponta para outros possíveis poéticos, performativos e políticos.
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