O corpo cênico divinizado: (des)limites entre arte, filosofia e religiosidade no movimento teorizante da dança imanente

Autores

  • Ana Flávia de Mello Mendes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43510

Palavras-chave:

corpo cênico divinizado, dança imanente, transimanência

Resumo

O presente texto aborda a teorização da “dança imanente” (MENDES, 2010) a partir do processo de criação do espetáculo [nome do espetáculo removido para avaliação]. Partindo da metáfora da ciganice como modo de existência, a reflexão caminha de forma errante entre arte, filosofia e religiosidade para revisitar a dança imanente e apresentar a noção de corpo cênico divinizado. O diálogo inicialmente estabelecido com teóricos da imanência, entre os quais Deleuze e Guattari (1992) e Espinosa, é atravessado pela experiência de criação poética articulada à Etnocenologia (BIÃO, 2009) e seus conceitos de estado de corpo e consciência para falar de uma possível transimanência em dança, trazendo para a fisicalidade a dimensão do sagrado na construção de corpo para a cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia de Mello Mendes, Universidade Federal do Pará

Ana Flávia de Mello Mendes (Mendes, Ana Flávia) é artista-professora-pesquisadora doutora e mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professora efetiva da Universidade Federal do Pará (Instituto de Ciências da Arte/ Escola de Teatro e Dança/ Programa de Pós-graduação em Artes); Autora dos livros Gesto Transfigurado, Dança Imanente e A dança imanente no ensino e criação em artes cênicas; organizadora dos livros Abordagens Criativas na Cena e Ensaios de uma Companhia (Pós)Moderno de Dança. É fundadora e diretora artística da Companhia Moderno de Dança, para a qual dirigiu e encenou, até então, 12 espetáculos. Coordena o grupo de pesquisa Coreoepistemologias e participa como pesquisadora do grupo Tambor - Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia. Foi contemplada com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna nos anos de 2006, 2008, 2009, 2011, 2013 e 2015, com a Bolsa de Produção Crítica em Artes da FUNARTE em 2008, com a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará em 2010, com o Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves 2018 e o Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2020. Atualmente é aluna do curso de Formação Básica em Psicanálise da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano (Unidade Belém-PA) e desenvolve o projeto Kundalini - dança, tantra e psicanálise em um laboratório clínico-poético da cena. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente no campo da dança, teatro e cultura popular-carnaval de escolas de samba (criação, direção, produção, ensino, pesquisa).

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Mendes, A. F. de M. (2022). O corpo cênico divinizado: (des)limites entre arte, filosofia e religiosidade no movimento teorizante da dança imanente. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43510

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE