Pra frente o pior: corpo e dramaturgia em negociação
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38085Palavras-chave:
Artes do corpo, Dramaturgia da negociação, Cena-não-cena, Ação intransitiva, Devir-comunidade.Resumo
Estudo da dramaturgia do corpo no espetáculo Pra Frente o Pior (2016), Inquieta Cia. (Fortaleza/CE), nomeada durante seu processo de criação como dramaturgia da negociação. O texto observa o interesse do grupo pelo programa performativo enquanto acompanha o seu traslado do campo da performance ao da cena-não-cena (FABIÃO, 2013). Assim, desenvolve uma análise da ação (drama) em situação não-dramática para dela extrair seu caráter intransitivo. Através da assim chamada negociação, investiga os modos pelos quais um coletivo de/em criação pode devir comunidade, conceito que apreende das obras de George Bataille (1943), Jean-Luc Nancy (2016) e Maurice Blanchot (2013). Pra Frente o Pior estabelece tramas insuspeitas com a obra homônima de Samuel Beckett (1983) permitindo a este artigo refletir sobre o nosso devir-comunidade, os moveres coletivos hoje, questão premente de ser enfrentada na biopolítica neoliberal vigente. Nesta suposta dramaturgia social do fim, “seguir adiante” é a questão que nos move.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-09-29
Como Citar
Cardoso, T. C. R., & Campos, A. B. S. (2021). Pra frente o pior: corpo e dramaturgia em negociação. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38085
Edição
Seção
EM FOCO
Licença
Copyright (c) 2021 Repertório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.