ORIGENS MÍTICAS: CIRCE, CIRCO E ASPIRAÇÕES FORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35778

Palavras-chave:

Circo, Mitologia Grega, Corpo, Arte, Educação

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar uma das origens míticas do circo e debater como ela nos incita a refletir sobre os processos formativos com esta arte. O ponto de partida da pesquisa recorre à fortuna crítica do tema e nos inclina a um movimento que desestima a positividade da razão em favor do impulso do mito. Em linhas gerais, resgatamos o mito de Circe presente na Odisseia de Homero (século VII a.C.) e fragmentos do De Spectaculis, de Tertuliano (século II). Numa passagem homérica em que os marujos são metamorfoseados em animais, segundo sua natureza e índole, propomos a interpretação desta animalidade como uma condição demasiada humana, em sentido nietzschiano. Interpolando com nosso presente, ideamos que essa animalidade pode aludir a um processo de formação circense que valorize o corpo encarnado, em suas potências e impulsos, em suma, uma alternativa ao racionalismo ensimesmado, que assola artes e técnicas, obliterando potências como a do mito.


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Biografia do Autor

Gilson Santos Rodrigues, FEF/Unicamp

Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atuou como estudante/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no subprojeto Interdisciplinar (2013-2014), atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2014-2015), foi bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2016-2018). Atuou também como monitor no projeto de extensão universitária <Atividades circenses para crianças> (2013-2018). É membro do grupo de estudos e pesquisas das artes circenses - CIRCUS/FEF/Unicamp. Atualmente é doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física - FEF/Unicamp. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, pedagogia das atividades circenses, jogos circenses, jogos, lúdico, aéreos, arte-educação e Educação Física.

Odilon José Roble, FEF/Unicamp

Graduado em Filosofia, Especialista em Psicanálise, Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Desenvolvo pesquisas sobre Filosofia do Esporte, Filosofia e Estética do corpo e Filosofia da Dança. Nesse esforço, recorro aos saberes do que se encontra como "Filosofia do Caos", "Filosofia da Vontade" ou "Filosofia do Impulso", ou seja, uma visão filosófica da Mitologia Grega, dos pensamentos de Schopenhauer e Nietzsche e de elementos teóricos da psicanálise freudiana. É membro da Associação Internacional de Filosofia do Esporte.

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Santos Rodrigues, G., & Roble, O. J. (2021). ORIGENS MÍTICAS: CIRCE, CIRCO E ASPIRAÇÕES FORMATIVAS. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35778

Edição

Seção

EM FOCO