Circo e esporte: transição de carreira e capital corporal

Autores

  • Camila da Silva Ribeiro Universidad de la República
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35559

Resumo

O esporte moderno e o circo, como fenômenos culturais presentes na sociedade contemporânea, constituem-se objetos de estudo na maioria dos casos analisados separadamente, embora alguns estudos salientem os entrelaçamentos e as aproximações existentes entre eles. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar alguns componentes que constituem a cotidianidade de artistas e de atletas, que aproximam o Circo do Esporte Moderno. A metodologia da pesquisa pautou-se pelos princípios da História Oral e o corpus empírico do estudo constituiu-se por um conjunto de cinco depoimentos orais. Concluiu-se que há uma série de componentes que aproximam o Circo do Esporte Moderno. E, para alguns pós-atletas, o Circo representa uma possibilidade de reconversão de suas carreiras de atletas em artistas circenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila da Silva Ribeiro, Universidad de la República

Departamento de Prácticas Corporales do Instituto Superior de Educación Fisica, Universidad de la República, Rivera, Uruguai.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil.

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Ginástica e Saúde da Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Ribeiro, C. da S., Bortoleto, M. A. C., & Rigo, L. C. (2021). Circo e esporte: transição de carreira e capital corporal. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.35559

Edição

Seção

EM FOCO