Bando de Teatro Olodum à luz da análise cognitiva: um espaço multirreferencial de aprendizagens negrorreferenciadas

Autores

  • Regia Mabel Freitas Universidade Federal da Bahia
  • Rosângela Janja Costa Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33397

Resumo

Resumo:

Este artigo apresenta o Bando de Teatro Olodum como uma comunidade cognitiva que organiza, acerva, produz e difunde conhecimentos sobre questões raciais. De natureza qualitativa, cunho etnográfico e percurso exploratório-descritivo, os dados foram coletados através de revisão bibliográfica e análise de depoimentos de estudantes-espectadores da Educação Básica ao Ensino Superior. Os resultados apontaram que, através de seus espetáculos, a companhia oportuniza conhecimentos às plateias.

Palavras-chave: Bando de Teatro Olodum; Teatro Negro; Análise Cognitiva; Comunidade Cognitiva; Aprendizagens Negrorreferenciadas.

 

Abstract:

The present text presents Olodum's Theater Band as a cognitive community that organizes, gathers, produces and spread knowledge about racial issues. It exposes qualitative and etnographic data, inside an exploratory and descriptive route, that were collected by means of bibliographic review and by analyzing statements given by students/viewers with Elementary to College Education Levels. Results pointed that the company offers knowledge to the audience with its shows. 

Keywords: Olodum's Theater Band; Black Theater; Cognitive Analysis; Cognitive Community; Black Referentiated Learning. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regia Mabel Freitas, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pesquisadora, Palestrante e Organizadora de periódicos e eventos com temáticas negrorreferenciadas: Relações Raciais, Cultura Afro-brasileira e Teatro Negro Brasileiro, Coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (NUMPERR), Docente universitária, Consultora do Projeto Político Pedagógico do Centro de Formação da Performance Negra do Bando de Teatro Olodum, Autora do livro Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena, capítulos de livros, artigos, resenhas, cordeis e poemas sobre as temáticas supracitadas.

Rosângela Janja Costa Araújo, Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia /UFBA. Graduada em História pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP e Pós-Doutorado em Ciências Sociais pala PUC/SP. É Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM (UFBA) e pesquisadora do A Cor da Bahia - Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia (UFBA). Tem trabalhos na interface dos estudos sobre gênero, raça, cultura e desenvolvimento. Também desenvolve pesquisas sobre ações afirmativas em educação e cultura afro-brasileira com foco nos estudos sobre capoeira, cultura e religiões de matrizes africanas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e do Doutorado em Difusão do Conhecimento/DMMDC-UFBA. Mestra de Capoeira Angola, é co-fundadora e coordenadora do Instituto Nzinga e Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Banto no Brasil/INCAB.


Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Freitas, R. M., & Costa Araújo, R. J. (2019). Bando de Teatro Olodum à luz da análise cognitiva: um espaço multirreferencial de aprendizagens negrorreferenciadas. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.33397

Edição

Seção

EM FOCO