INTERARTE: A intervenção artística como prática pedagógica de ensino na escola

Autores

  • Liubliana Silva Moreira Siqueira Universidade de Brasília/Escola Municipal de Palmas-TO Anne Frank
  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32898

Palavras-chave:

Intervenção artística, Experiência estética, Prática artístico-pedagógica.

Resumo

O presente artigo aborda a relação entre as práticas culturais contemporâneas e o contexto escolar, dando destaque à intervenção artística como prática pedagógica de ensino na escola, segundo as concepções de autores como Paulo Freire, John Dewey, Jorge Bondía Larrosa, que colaboram e fundamentam a pesquisa. Descrevo aqui o processo metodológico e os resultados da pesquisa de caráter qualitativo, realizada no ano de 2018. Este estudo teve como objetivo registrar a experiência artístico-pedagógica vivenciada pelo grupo de Dança Criativa da Escola Municipal Anne Frank, da cidade de Palmas-TO. Os resultados obtidos trazem as falas dos alunos, levantadas nas rodas de conversa e entrevistas, e revelam que é possível trazer para a escola a experiência do universo artístico de forma colaborativa, despertando o interesse do aluno tornando-o protagonista e espectador por meio de um debate crítico sobre sí e sobre seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liubliana Silva Moreira Siqueira, Universidade de Brasília/Escola Municipal de Palmas-TO Anne Frank

Mestre em Artes pelo programa PROF-ARTES (Stricto sensu) na Universidade de Brasília-DF/Brasil. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (2005-2009). Pós-graduada em Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias (2019). Pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais e Captação de Recursos pela Faculdade de Guaraí - To (2011). Membro do CONAC/TO - Grupo de Pesquisa e Extensão em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento, pela Universidade Federal do Tocantins. Membro do grupo de pesquisa Observatório do Ensino das Artes, pela Universidade Federal do Tocantins, co-orientadora do Subprojeto de Pesquisa de Iniciação Científica ?O desenvolvimento do ensino das artes: gestão, políticas públicas, currículo, formação e práticas de professores no estado do Tocantins ? TO? (2017). Tem participações em festivais de dança, como bailarina, coreógrafa e jurada. Bailarina do Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa-MG (2005-2009) e integrante da Cia. Contágius de Dança e Teatro de Palmas-To (2002 - 2014). Participou do Fórum Nacional de Cultura, representando o Estado do Tocantins, nas setoriais de dança, para definição do Plano Nacional de Cultura em 2011. Atualmente é Professora de Cursos de Capacitação de Professores de dança no Estado do Tocantins, professora efetiva da rede municipal de ensino de Palmas-To. Tem como áreas de pesquisa/atuação: Artes Cênicas, Arte-educação, Dança e a Experiência Estética, Dança Educativa, Dança Inclusiva.

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutorando (INTENCIONALIDADE E AFETIVIDADE - A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas), Doutor (AS ARTES CÊNICAS E O CONSTRUTIVISMO SEMIÓTICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica) e Mestre (DRAMATURGIAS CONSENSUAIS - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; Licenciado em Artes, pela Faculdade Mozarteum; é professor adjunto em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Artes-Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Professor-Colaborador da Pós-Graduação em Artes (Mestrado e Doutorado) da UNESP. Coordenador do CONAC (Grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CNPq/Brasil); responde como Diretor Artístico-Pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí-São Paulo - desde 2010), e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP - desde 2008). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano. É sócio colaborador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE - GT: Ensino de Dança no Brasil) e membro-representante do Estado do Tocantins junto à Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB). 

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Siqueira, L. S. M., & Sampaio, J. C. de C. (2021). INTERARTE: A intervenção artística como prática pedagógica de ensino na escola. Repertório, 1(35). https://doi.org/10.9771/r.v1i35.32898

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE