O JOGO DRAMÁTICO E O MIMO: CORRELAÇÕES ENTRE JEAN-MARIE CONTY E JACQUES LECOQ

Autores

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i34.26833

Palavras-chave:

pedagogia teatral, mimo, história do teatro francês, Jean-Marie Conty, Jacques Lecoq

Resumo

O presente artigo trata sobre a pedagogia de Jacques Lecoq, focando de forma especial na questão do mimo. Primeiramente, são consideradas diferentes publicações da década de 1940 que exploram temas correlacionados, de autores como Chancerel, Dullin, Antonetti e Conty. À produção teórica deste último é dada maior atenção por se tratar de uma produção bibliográfica rara e por ser ele referido como influente na formação de Lecoq. Assim, são vistos alguns conceitos e exercícios propostos por Conty. Por fim, são estabelecidas relações entre estes autores com a pedagogia de Lecoq, em especial Conty, observando como a prática e terminologia do jogo dramático mimado conduziu para uma ampliação do vocábulo mimo e para a denominação do Método Mimodramático de Lecoq.

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Biografia do Autor

Ismael Scheffler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Teatro junto ao Departamento Acadêmico em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Scheffler, I. (2020). O JOGO DRAMÁTICO E O MIMO: CORRELAÇÕES ENTRE JEAN-MARIE CONTY E JACQUES LECOQ. Repertório, 1(34). https://doi.org/10.9771/r.v1i34.26833

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE