Epistemologias somáticas na dança contemporânea: um percurso de "ontologia frágil" em filiações históricas

Autores

  • Laura Maria Brito Sales Campos UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26821

Palavras-chave:

Artes Cênicas, Dança, Educação Somática

Resumo

Este texto apresenta um percurso de epistemologias somáticas em filiações a-históricas entre a dança e as teorias sobre o movimento. Traça reflexões que conduzem a pensar a aprendizagem na dança como um processo de ‘ontologia frágil’, segundo a noção do neurobiólogo, Francisco Varela. Quando o sujeito da experiência não é localizável, pois está sempre em estado de transição, de desdobramento e transformação. Ao analisar criticamente os ideais desenvolvidos por figuras referenciais do estudo do movimento entre o teatro e a dança ocidental desde Delsarte, encontra-se intercessões com a idéia de ontologia frágil. Uma visão sobre o corpo que está diretamente relacionada com o conceito de Enação e Corporeidade discutidos neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Maria Brito Sales Campos, UFBA

Doutora em Artes Cênicas na linha de Dança. Educadora do Movimento Somático pela School for Body-Mind Centering® e Terapeuta em Experiência Somática ( Somatic Experiencing®) pela Associação Brasileira de Trauma. Atua como educadora do movimento somático na Dança e nas Artes Cênicas e como terapeuta de estresse pós-traumático. Interessa-se pela pesquisa somática sobre o movimento e a percepção, como também pela pesquisa de fronteira entre os estudos dos corpo e as novas mídias em ambientes imersivos. 

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Campos, L. M. B. S. (2018). Epistemologias somáticas na dança contemporânea: um percurso de "ontologia frágil" em filiações históricas. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26821

Edição

Seção

EM FOCO