A abordagem de Zélia Monteiro no ensino do balé

Autores

  • Flávia Scheye Spirópulos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26544

Palavras-chave:

Zélia Monteiro, Centro de Estudos do Balé, balé somático, improvisação, pedagogia em dança

Resumo

Este artigo discorre sobre o trabalho pedagógico de Zélia Monteiro, principalmente no âmbito do balé clássico. Criadora, bailarina e professora de dança, Zélia coordena o Centro de Estudos do Balé (CEB), organização da qual faço parte desde sua concepção, que tem como um de seus objetivos de manter uma discussão acerca da pertinência do ensino do balé nos dias de hoje. Por ser resultado do cruzamento entre uma formação clássica no método Cecchetti e compartilhar a pesquisa de Klauss Vianna, o trabalho pedagógico de Zélia Monteiro apresenta especificidades que permite refletir sobre o impacto da Educação Somática na formação do indivíduo sensível e atuante na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Scheye Spirópulos, Universidade de São Paulo

Flávia Scheye Spirópulos é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (ECA/USP), com orientação de Maria Helena F. de Araujo Bastos. Mestre pelo mesmo programa. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP). Professora nos cursos de Dança e Teatro da Universidade Anhembi Morumbi. Atua também como bailarina em grupos independentes na cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Spirópulos, F. S. (2018). A abordagem de Zélia Monteiro no ensino do balé. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26544

Edição

Seção

EM FOCO