Paisagens submersas de células-tronco: participações do Coletivo A-Feto de Dança-Teatro nas Mostras de Performance da Galeria Cañizares, Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2011-2017.

Autores

  • Ciane Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26501

Palavras-chave:

Arte do Movimento, Performance, Abordagem Somático-Performativa

Resumo

A coletânea fotográfica apresenta algumas imagens das performances realizadas pelo Coletivo A-FETO de Dança-Teatro - sob minha direção desde sua fundação em 1997 - nas Mostras de Performance da Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Salvador/BA), que acontecem anualmente desde 2011, sob a curadoria do Prof. Dr. Ricardo Biriba e colaboradores. O Coletivo A-FETO é vinculado à Escola de Teatro e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e desenvolve atividades fundadas na Arte do Movimento como modo de criação, pesquisa e ensino. Nestes vinte anos, o grupo vem realizando inúmeras performances, espetáculos e imersões, inclusive ecoperformances e obras em espaçotempo expandido, onde todos os participantes são criadores-performers e muitas vezes envolvendo o público, diluindo fronteiras entre realizador e testemunha, criação artística e pesquisa acadêmica, arte e vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes

Professora titular da Escola de Teatro e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade, mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University e Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, de onde é pesquisadora associada; e pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É autora de dois livros esgotados, um deles já em terceira edição nos EUA e Europa, e o segundo recém-publicado na Inglaterra, além de organizadora de oito periódicos sobre Educação Somática e Estudos do Movimento. Tem dançado, publicado artigos e ministrado oficinas e palestras demonstrativas no Brasil e internacionalmente, inclusive com membros do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, o qual fundou em 1997.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Fernandes, C. (2019). Paisagens submersas de células-tronco: participações do Coletivo A-Feto de Dança-Teatro nas Mostras de Performance da Galeria Cañizares, Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2011-2017. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26501

Edição

Seção

EM FOCO