A voz e o teatro música: Os sentidos indutores do afecto e da emoção criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26128

Palavras-chave:

Voz, Performance, Fisicalidade, Intermédia, Criadores

Resumo

Pretende-se neste artigo realçar a Vocalidade no Teatro, na Música e nas várias vertentes da expressão artística, propondo como diretrizes as posturas físicas que incluem gestos e movimentos e o conhecimento aprofundado da função do Cérebro nas formas da mente e da consciência que, associados, permitem uma libertação da execução vocal por muito exorbitante que se apresente.

Propõe-se ainda um pequeno histórico do teatro-música, música-teatro ou, mais genericamente, das representações performativas no séc.XX, salientando alguns compositores e outros autores que iniciaram ou desenvolveram formas de criação multidisciplinar. De passagem surge uma curta nota sobre a tese de mestrado do jovem Fernando Magre que nos parece um caso de estudo estimulante para o aprofundamento desta matéria na produção músico-teatral no Brasil.

Termina-se esta exposição nomeando casos mais relevantes em Portugal, sobretudo os que ultrapassaram a barreira e mantêm suas criações performativas já imbuídas do espírito e das tecnologias do séc.XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria João Serrão, CESEM, Universidade Nova de Lisboa

Investigadora Integrada do CESEM/FCSH, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Doutorada pela Universidade de Paris VIII em Ciências, Tecnologias e Estética das Artes. Agregação pela Universidade de Lisboa. Professora Coordenadora de Voz, Canto e Teatro Musical na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1985-2010). Cantora de concerto, performer. Tese de doutoramento "Constança Capdeville entre o Teatro e a Música" editada pela Ed.Colibri em 2006. E na versão francesa "Constança Capdeville. LA voix Contemporaine" pelas Editions Universitaires Européennes, Saarbrücken, Alemanha em 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Serrão, M. J. (2018). A voz e o teatro música: Os sentidos indutores do afecto e da emoção criativa. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26128

Edição

Seção

EM FOCO