Da voz ao movimento dançado: uma investigação poética à luz de Paul Zumthor

Autores

  • Milena Colognese Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26106

Palavras-chave:

processo criativo, voz, movimento dançado, dança, performance

Resumo

Este texto propõe-se à investigação do processo criativo em dança, a partir da relação voz, palavra e movimento dançado; a pesquisa opera por intermédio do deslinde das experiências narradas, as quais evidenciam alguns elementos recorrentes na relação da voz e da palavra poética com o movimento dançado, tais como: a literalidade, a não-ação e a memória. Para se compreender os modos pelos quais a artista pesquisadora engendra saberes por intermédio do processo de criação em dança, procura-se desenvolver uma reflexão acerca da presença da voz – na perspectiva de Paul Zumthor (2005; 2010; 2014) –, na relação palavra e movimento dançado. No contato com as materialidades, intui-se que o liame voz-palavra-movimento dançado constitua uma ação performativa, ou seja, a voz na palavra como presentificação dos sentidos produzidos na leitura, como evento, acontecimento, performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Colognese, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação, UFSM. Membro do FLOEMA - Núcleo de Estudos em Estética e Educação, UFSM.

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha Educação e Artes - UFSM. Bolsista de produtividade CNPq 2. Editor chefe da Revista Educação UFSM.Editor Associado da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Colognese, M., & Pereira, M. de A. (2018). Da voz ao movimento dançado: uma investigação poética à luz de Paul Zumthor. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.26106

Edição

Seção

EM FOCO