A voz em Alfred Wolfsohn
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i30.25366Palavras-chave:
1. Voz. 2. Criação Artística. 3. Roy Hart Theatre Voice Work 4. Alfred Wolfsohn 5. Desenvolvimento VocalResumo
Este artigo tem como objetivo elucidar a relação existente entre o Roy Hart Theatre Voice Work e as bases norteadoras do pensamento de Alfred Wolfsohn. A pesquisa bibliográfica é uma das alternativas metodológicas possíveis mas, não a única, já que a maior parte das conexões só é possível graças ao exercício prático com as duas abordagens. Com isso, as afirmações e construções de conceitos aqui expostos derivam de uma tentativa de equilíbrio buscado na metodologia da pesquisa-ação crítico-colaborativa que teve seu início há quatorze anos e segue em constantes reformulações. O Roy Hart Theatre desenvolve uma prática criativa que parte da experimentação e do desenvolvimento vocal concebido por Alfred Wolfsohn e que Roy Hart, discípulo destacado de Alfred Wolfsohn, de maneira rigorosa, aplica à criação e performance teatral. O trabalho de voz do grupo ficou conhecido como Roy Hart Theatre Voice Work. De outro lado, o pensamento de Alfred Wolfsohn nem sempre foi apontado como parte do Roy Hart Theatre Voice Work e, constantemente, o tem resumido ao próprio Roy Hart Theatre Voice Work. Parte das proposições de Alfred Wolfsohn estão contidas no Roy Hart Theatre Voice Work mas não as esgotam ou definem. As bases norteadoras de Alfred Wolfsohn pode se constituir importante referencia para o surgimento de pedagogias vocais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.