A presença de pessoas com deficiência na cena contemporânea desestabilizando construções sociais a respeito do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25319

Resumo

Em uma sociedade que valoriza padrões corporais relacionados à perfeição e virtuosismo, a partir dos quais a aparência se torna um capital, é possível observar uma contradição social entre a valorização de um corpo-produto e a busca da inclusão das pessoas com deficiência. Como os modos de percepção e significação do corpo interferem na construção social da deficiência? Quais as reverberações de tal construção nas artes da cena, artes que têm no corpo seu elemento principal? A discussão é amparada por abordagens sociológicas a partir dos estudos do sociólogo e antropólogo David Le Breton (2009; 2011). As perspectivas são apresentadas de modo a analisar como a presença de pessoas com deficiências na cena contemporânea pode desestabilizar as construções sociais a respeito do corpo.

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Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atriz e encenadora.

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2008, é bolsista produtividade de pesquisa CNPq, atualmente PQ 1B, pelo desenvolvimento de estudos no campo da Cena e Intermedialidade, voltados à questão da interferência da tecnologia de imagem nas artes cênicas.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Berselli, M., & Isaacsson, M. (2018). A presença de pessoas com deficiência na cena contemporânea desestabilizando construções sociais a respeito do corpo. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25319

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE