O corpo no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: considerações a partir do espetáculo Fina Flor Divino Amor

Autores

  • Larissa Sato Turtelli Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) http://orcid.org/0000-0003-4957-0816
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) http://orcid.org/0000-0002-9702-0619

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25229

Palavras-chave:

Pesquisa em Dança, Criação em Dança, Pombagira, Dança do Brasil, Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete

Resumo

O artigo apresenta aspectos do corpo trabalhado no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), o qual considera referências corporais provindas das manifestações e dos segmentos sociais populares brasileiros. Vê-se a pesquisa de campo como primordial para o estudo dessas técnicas. No caso do método BPI é necessário que a pessoa se disponibilize a realizar um processo consigo própria, para então poder ter a visibilidade de um corpo diferente do seu. Para entender essas técnicas corporais provindas das culturas populares brasileiras, precisam ser levados em conta os aspectos emocionais. A noção de corpo no método BPI considera o percurso emocional como um aspecto essencial. Uma das especificidades do método BPI é que neste a pesquisa de campo funciona também como um trabalho corporal. Para a criação do espetáculo Fina Flor Divino Amor foram realizadas pesquisas de campo com as Pombagiras da Umbanda. O artigo aborda o processo corporal na criação desse espetáculo, incluindo particularidades da pesquisa de campo, dos estados corporais e da resultante artística. O estudo de recepção do espetáculo aponta para o fascínio e a discriminação em relação à Umbanda.

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Biografia do Autor

Larissa Sato Turtelli, Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Bailarina, intérprete e diretora no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Professora Doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), com atuação na Graduação em Dança e na Pós-Graduação em Artes da Cena. Chefe do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP. Doutora em Artes, Mestre em Educação Física e Graduada em Dança, todos pela Unicamp.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Bailarina, atriz, coreógrafa e diretora. Psicóloga. Professora Titular (MS-6) do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP) com atuação na Graduação em Dança e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Criadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Doutora em Artes pela Unicamp.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Turtelli, L. S., & Rodrigues, G. E. F. (2018). O corpo no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: considerações a partir do espetáculo Fina Flor Divino Amor. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25229

Edição

Seção

REPERTÓRIO LIVRE