<b> Deslocamentos ontológicos: multissensorialidade e corporalização na terceira onda das interfaces digitais</b><br />[Andrea Davidson. Tradução: Maria Albertina Silva Grebler, Diego Pizarro]

Autores

  • Andrea Davidson Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i28.24995

Resumo

Resumo: 

Através do exame da ontologia e do lugar da dança digital no espectro da expressão coreográfica contemporânea, este artigo se propõe a considerar a interação e o agenciamento do interoceptivo (somático) e do exteroceptivo (tecnológico) na terceira onda das interfaces digitais para a dança. Ele argumenta que uma ontologia da dança digital pode ser qualificada sumariamente como um modo ativo de experiência sensório-perceptiva capaz de revelar novas dimensões da recepção estética, modos de performatividade e expressões da presença corporal na dança que emergem com/através do corpo mediado. Ele não considera a tecnologia como estrangeira, como um agenciamento autônomo, um sistema ou uma simples ferramenta, mas sim como um meio de estimular a consciência sensória expandida e forjar relações com a experiência corporal somática (interna) do indivíduo. Referindo-se a uma série de trabalhos recentes que estabelecem as condições para tais experiências, considera ainda de que forma os trabalhos digitais desenvolvem e enfatizam a perspectiva como uma estratégia dramatúrgica e estética e, consequentemente, como as novas interfaces de mídia para a dança podem ser consideradas “novos dispositivos de ver-sentir”. 

Palavras-chave: Dança digital. Corporalização. Performance interativa. Cognição corporalizada. Novos dispositivos de ver-sentir. 


ONTOLOGICAL SHIFTS: MULTI-SENSORIALITY AND EMBODIMENT IN A THIRD WAVE OF DIGITAL INTERFACES

Abstract: 

Examining the ontology and place of digital dance within the spectrum of contemporary choreographic expression, this article proposes to consider the interweaving of interoceptive (somatic) and exteroceptive (technological) agency in a third wave of digital interfaces for dance. It argues that an ontology of digital dance might be summarily qualified as an active sensory-perceptual mode of experiencing, capable of revealing new dimensions of aesthetic reception, modes of performativity and expressions of corporeal presence in dance that emerge with/through the mediated body. It views technology not as a foreign, autonomous agency, system or simple tool, but rather as a means of stimulating heightened sensory awareness and forging relations with the individual’s somatic (inner) bodily experience. While referencing a range of recent works that establish the conditions for such experiences, it further proposes to consider how digital works develop and underscore perspective as a dramaturgical strategy and aesthetic, and as a consequence, how new media interfaces for dance can be considered ‘new viewing-sensing device’. 

KeywordsDigital dance. Embodiment. Embodied cognition. Interactive performance. New viewing-sensing devices. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Davidson, Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, IHAC, Universidade Federal da Bahia

Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas, Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Davidson, A. (2017). &lt;b&gt; Deslocamentos ontológicos: multissensorialidade e corporalização na terceira onda das interfaces digitais&lt;/b&gt;&lt;br /&gt;[Andrea Davidson. Tradução: Maria Albertina Silva Grebler, Diego Pizarro]. Repertório, (28), 11–46. https://doi.org/10.9771/r.v0i28.24995

Edição

Seção

EM FOCO