Uma mirada nos Bastidores
a arte de Rosana Paulino como inspiração pedagógica contracolonial
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52837Resumo
Objetos menores, tidos como femininos. Feituras de mulheres. Costuras de memórias esquecidas. Essa escrita tem como objetivo arriscar um alinhavar de ideias e reflexões a partir dos Bastidores do Sul Global. É um convite para que caminhemos pelos corredores da exposição A Costura da Memória da artista visual Rosana Paulino e, ao pararmos diante de suas obras, nos deixemos afetar, (trans)bordar. Meu lugar de reflexão é o campo da educação. Minhas interlocutoras são autoras que, a partir do questionamento de verdades hegemônicas, arriscam sugerir outras rotas, outras formas de ver/ler/sentir o mundo. Nas/Das bordas sociais, avistamos àquelas outrora relegadas aos bastidores do mundo. Dessas mesmas bordas vemos nascer possibilidades de encontros potentes. É dessas grietas/fissuras/brechas que vemos insurgir práticas anticoloniais. A arte de Rosana Paulino nos mobiliza a ensaiarmos movimentos de desaprendizagens e nos inspira a traçarmos caminhos para uma experiência pedagógica contracolonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Késia dos Anjos Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).