A homofobia em espaços públicos e privados

antropologia do corpo e das emoções em Nelson Rodrigues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.50112

Resumo

Este trabalho realiza uma antropologia do corpo e das emoções sobre o conto Delicado de Nelson Rodrigues. A articulação entre a literatura e a antropologia pode ser uma maneira interessante de problematizar o modo como a homofobia é agenciada socialmente. Apesar do conto estar ambientado nos anos de 1950, os estereótipos presentes nas personagens ajudam a pensar muitas questões atuais em nossa cultura. As ferramentas analíticas se ancoram na antropologia do corpo e das emoções junto com as discussões da obra Dominação Masculina de Pierre Bourdieu. A perda da virilidade é entendida o principal disparador para a emergência de discursos homofóbicos. A investigação desta microfísica produzida pela literatura pode auxiliar a compreender como a homofobia circula tanto em espaços públicos como privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Taborda, UFMS

Graduado em Psicologia, mestre e doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor titular da graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Paranaíba (CPAR/UFMS) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FACH/UFMS), Campo Grande.

Downloads

Publicado

2023-01-16

Como Citar

Taborda, J. (2023). A homofobia em espaços públicos e privados: antropologia do corpo e das emoções em Nelson Rodrigues. Revista Periódicus, 1(18), 266–281. https://doi.org/10.9771/peri.v1i18.50112