Currículos escolares e o combate à transfobia:

vidas trans importam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.46472

Resumo

Este artigo visa analisar a transfobia no Brasil e, em seguida, examinar a possibilidade de os currículos escolares serem um ponto de inflexão na luta contra a transfobia em nosso país. Para que cuidemos desse ideário, precisamos entender o arcabouço social brasileiro, bem como o substrato educacional que está vertido no Plano Nacional de Educação, a fim de que possamos ter uma melhor visão da transfobia no ambiente escolar e avaliar se essa atual omissão em nossos currículos escolares pode estar nos levando ao aumento da transfobia. Com isso, por meio de uma metodologia pautada pela análise doutrinária, legislativa e documental, guiada pelos filtros de uma pesquisa científica, vamos vislumbrar se o debate sobre a transfobia nas escolas pode ajudar no seu combate.

PALAVRAS-CHAVE: Transfobia. Currículo Escolar. Pessoas Trans.

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Biografia do Autor

Pedro Teixeira Pinos Greco, UFRJ

Mestrando em Direitos Humanos e Políticas Públicas pelo NEPP-DH/UFRJ. Professor de Direito Civil da Pós-graduação em Direito das Famílias e Sucessões da UCAM. Professor de Direito Civil da Pós-graduação em Direito Imobiliário da UCAM. Professor de Métodos Adequados de Solução de Conflitos da Pós-graduação em Direito Civil da UCAM. Professor de Direito Civil do Curso Degrau Cultural. Professor de Direito Civil da Faculdade Gama e Souza. Ex-professor de Direito Civil da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Advogado. Analista Jurídico da DPERJ. Mediador em Solução de Conflitos pela Mediação Brasil. Mediador em Justiça Restaurativa pela Mediação Brasil. Pós-graduado em Direito Privado pela UCAM. Pós-graduado em Direito Público pela UCAM. Especialista em Direito Privado pela FESUDEPERJ. Especialista em Direito Público pela FESUDEPERJ. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Membro da Comissão de Direito das Famílias/Sucessões do IAB. Membro da Comissão de Direito Constitucional do IAB. Parecerista. Palestrante. Ex-membro da Comissão de Direito Desportivo do IAB. Ex-membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Greco, P. T. P. (2022). Currículos escolares e o combate à transfobia:: vidas trans importam. Revista Periódicus, 1(17), 209–231. https://doi.org/10.9771/peri.v1i17.46472

Edição

Seção

Seção Livre