Reflexões perante a performance 'Macaquinhos'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.45950

Resumo

Após o estudo dissertativo no curso de Artes Cênicas da Pós-graduação da UFRN, defendido em 2019, constatamos o desaparecimento de diversas referências utilizadas na pesquisa; é como se na atual conjuntura política alguns sites e plataformas preferissem retirar de circulação reportagens e materiais sobre a obra Macaquinhos. Caso semelhante ocorre com alguns vídeos de políticos – utilizados em suas campanhas eleitorais – que saíram de circulação de plataformas como YouTube. Este fato propiciou a possibilidade de atualizar as referências, os diálogos e republicar este material com o objetivo de buscar um olhar diferenciado perante a obra e o corpo nu em cena. Nesse processo de atualização, levantamos questionamentos que envolvem o nu artístico, seus entraves e a perseguição sofrida por artistas de obras com nudez, com foco em Macaquinhos. Juntamente, dialogamos com artistas que estão criando saberes na perspectiva do ânus enquanto local de conhecimento e espaço contra a normatividade do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Herculano da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando do curso de Teatro pela UDESC. Pesquisa em andamento. 2020. As diversas faces de Jesus no desfile da Estação Primeira de Mangueira no carnaval de 2020. Teatro. Orientado pela profª Dª Fátima Costa de Lima. Mestre em Artes Cênicas pela UFRN. Graduado em licenciatura em teatro pela UFPB. Carnavalesco da Escola de Samba Virtual Deixa de Truque. Artista plástico formado em Desenho e Pintura pela UFCG.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Silva, T. H. da. (2022). Reflexões perante a performance ’Macaquinhos’. Revista Periódicus, 2(17), 63–78. https://doi.org/10.9771/peri.v2i17.45950

Edição

Seção

Seção Livre