Na construção dos corpos: tecendo saberes sobre a Redução de Danos junto a Travestis

Autores

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Sylvia Maria Godoy Amorim Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP
  • Rosemary Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i9.22755

Resumo

Vivemos em uma sociedade heteronormativa, que define os padrões de normalidade para a vivência da sexualidade e relações estabelecidas com os corpos. Aqueles que rompem com os padrões vigentes são rotulados e discriminados, entre essas pessoas estão as travestis. Estas promovem procedimentos para adequar seu corpo à expressão desejada, como a ingestão de hormônios e aplicação de silicone industrial. O presente trabalho tem por objetivo construir compreensões sobre as relações estabelecidas entre travestis do interior de SP e agentes de um programa de Redução de Danos. Utiliza-se uma abordagem de cunho cartográfico, através da qual se busca discutir como nos encontros com travestis e Redutores foram sendo construídas tessituras de entendimento de suas experiências, mas também produzindo pequenos esgarçamentos do tecido instituído da heteronormatividade e exclusão, promovendo referências de autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Leivar Brancaleoni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicóloga, professora Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, estando cadastrada no programa de Pós Graduação em Educação Sexual. Atua nas áreas de Psicologia Social e Clínica.

Sylvia Maria Godoy Amorim, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP

Mestranda do primeiro programa de pós graduação em Educação Sexual do Brasil pela Universidade "Júlio de Mesquita Filho" /UNESP - Araraquara. Possui graduação em Letras - Faculdade Ibero-Americana de Ciências e Letras (1988) e graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ser-no mundo, transtorno mental, saúde e sexualidade, vulnerabilidade social e grupos.

Rosemary Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) câmpus de Bauru, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) câmpus de Bauru e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) câmpus de Bauru. É Professora Assistente Doutora, junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - câmpus Jaboticabal (FCAV/UNESP), e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós Graduação Strictu Sensu "Ensino e Processos Formativos" (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Atua ainda como coordenadora do subprojeto PIBID de Ciências Biológicas da FCAV/UNESP. É membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:sexualidade e gênero, formação de professores, ensino de ciências e biologia, prática pedagógica.

 

Downloads

Publicado

2018-06-06

Como Citar

Brancaleoni, A. P. L., Amorim, S. M. G., & Oliveira, R. R. de. (2018). Na construção dos corpos: tecendo saberes sobre a Redução de Danos junto a Travestis. Revista Periódicus, 1(9), 456–478. https://doi.org/10.9771/peri.v1i9.22755